terça-feira, 7 de janeiro de 2020

COMO IDENTIFICAR UM SERMÃO DE AUTO AJUDA?

Como identificar um sermão de auto ajuda?

Quando o pregador lê o texto é começa a introdução falando dos problemas que enfrentamos é colocando a culpa em todo mundo justificando o estado doentio espiritual do homem. Há justificativas é mais justificativas sempre colocando o homem, por exemplo, vítima da sociedade, vítima deste mundo cruel. A certa altura perguntamos? Cadê o texto? O que o texto lido fala? Deixa o texto pra lá, vamos isolar o homem de suas responsabilidades, não vamos sobrecarregá-lo. 
E aí vai se desenrolando a pregação com ilustrações e mais ilustrações e cadê o texto?

Que tal falar do Deus que realmente ajuda? Que tal ensinar quem é Deus? Que tal uma boa exegese do texto e ensinar, à luz do texto como Deus age na vida dos seus filhos?

Normalmente os sermões que enfatizam a auto ajuda são elaborados sem em boa é responsável exegese do texto. O triste de tudo isso é que o homem sai com seu ego massageando é isso dura pouco tempo. Deram uma aspirina para curar seu câncer.

Cadê o texto? Porque foi lido? Para preencher o tempo?

Vamos imaginar, somente imaginar que Timóteo estivesse numa luta para atender os anseios da sua congregação é procurou seu Mestre Paulo para uma ajuda. Agora a resposta não para nós simplesmente imaginarmos o que Paulo respondeu. Paulo foi enfático! Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4.2. E sabem por que Paulo deu essa resposta?

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4.12.
Pastor Antonio Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário