terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Por que Deus Se Refere a Si Mesmo no Plural em Gênesis 1:26 e 3:22?

 

Publicado em:

Como cristãos, acreditamos em um Deus, então por que ele se refere a si mesmo no plural em versículos como Gênesis 1:26 e Gênesis 3:22? Alguns comentaristas judeus sugeriram que, quando Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem”, ele também estava falando aos anjos, mas esse não é provavelmente o caso nesta narrativa.




Além disso, em Gênesis 1:26 e Gênesis 3:22, Deus usa o nome “Elohim” em referência a si mesmo. Isso tem um significado plural. Então, se nosso Deus é um (Deuteronômio 6: 4), como isso é calculado? Por que um Deus singular se referiria a si mesmo no plural? E o que isso significa para nós hoje?

No começo era a Trindade

Mesmo no primeiro capítulo da Bíblia, vemos a Trindade em jogo. Por Trindade, queremos dizer que embora nosso Deus seja um, três pessoas constituem a Trindade: Deus Pai (Mateus 6:26), Deus o Filho (João 3:16) e Deus o Espírito Santo (João 14:16) .

Embora nunca vejamos o termo “Trindade” nas Escrituras, a Bíblia deixa claro que Deus é três em um. Séculos de debate na igreja, desde o início, tentaram encontrar uma maneira de entender como Deus pode ser três em um.

Precisamos entender, de nossa perspectiva humana, nunca podemos compreender totalmente a natureza de um Deus onipotente, onipresente e onisciente. Seus caminhos não são os nossos (Isaías 55: 8-9). No entanto, para obter um grande recurso sobre a Trindade, consulte o livro de Nabeel Qureshi, Procurando Allah, Encontrando Jesus.

Mas por que Deus precisaria operar dessa maneira? Pense nisso assim. Se Deus é plural, três em um, Deus não está sozinho. Portanto, quando ele criou, ele o fez como uma manifestação de seu amor, não por necessidade para apaziguar seu tédio ou solidão.

Se Deus fosse um em um, ele seria dependente de sua criação (dependente deles para entretê-lo, aliviar seu tédio ou solidão, ou realizar tarefas para ele como escravos). Esse não é um Deus amoroso e todo-poderoso. Esse é um Deus necessitado e egoísta. No entanto, porque a Trindade existe, Deus não precisa de humanos. Mesmo assim, ele nos criou como um ato de amor.

Significado e importância para os cristãos hoje

Por que precisamos conhecer a natureza de Deus?

Primeiro, Deus quer ter um relacionamento conosco (Romanos 5: 8). Sempre que quisermos fortalecer um relacionamento, temos que aprender mais sobre a outra pessoa. Conhecer a natureza de Deus pode fortalecer nossa compreensão dele e relacionamento com ele.

Em segundo lugar, podemos ver dicas de um fio do Evangelho, mesmo no início. Deus o Pai, o Filho e o Espírito participaram de todas as partes da história da humanidade, até mesmo da criação (Gênesis 1: 2). E todas as partes da Trindade ainda estão ativas em nossas vidas hoje. Deus, o Pai, não desistiu depois do Antigo Testamento, e Deus, o Filho, não parou seu trabalho quando subiu ao céu. E Deus Espírito Santo não começou seu trabalho no Pentecostes. Deus estava ativo no início, continua ativo e persistirá em fazê-lo por toda a eternidade.

Terceiro, temos um Deus que nos criou como um ato de amor. Deus não precisa de nós, mas decidiu que o mundo poderia usar um pouco de cada um de nós. É incrível que tenhamos um Deus que não depende de nós, mas ainda assim deseja se relacionar com todos os seres humanos!

Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / Romolo Tavani

https://www.obuxixogospel.com.br/2021/01/11/por-que-deus-se-refere-a-si-mesmo-no-plural-em-genesis-126-e-322/

Nenhum comentário:

Postar um comentário